ORDEM DAS COISAS é um projeto de cruzamento disciplinar - Arte, Ciência e filosofia - que investiga as temática de Homeostase e Ecologia Profunda. Tem a sua primeira apresentação no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a 7 de Novembro de 2024, com o apoio da Direcção Geral das Artes, prevendo o desdobramento a outros espaços e contextos.
O título é uma referência directa à obra de António Damásio - A ESTRANHA ORDEM DA COISAS - dedicada ao conceito de Homeostase. Princípio comum regulador da manutenção da vida, desenvolvimento e florescimento da totalidade dos organismos vivos, assim como, segundo o autor, a base das respostas sociais e culturais complexas que nesta ‘estranha ordem’ têm a sua origem nas formas mais simples.
A Ecologia profunda, termo introduzido pelo filósofo Norueguês Arne Næss nos anos 70, é outra referência importante para este projeto e complementa essa reflexão, propondo uma visão sistémica da existência e do ser humano como parte da natureza, em vez de separado dela.
ANTÓNIO DAMÁSIO
O trabalho da artista Salomé Nascimento é o ponto de partida da exposição, apresentando obras que exploram elementos naturais em fusão com materiais industriais, nomeadamente plásticos reutilizados, integrados na unidade museológica.
Em diálogo com suas intervenções no espaço, a exposição engloba obras seleccionadas de três artistas convidados, provenientes de diferentes contextos: João Filipe Bugalho (Portugal, 1942), Paulina Dornfeldt (Alemanha, 1994) e Silvia Pallini (Italia, 1973).